Na sala de espera de um consultório pode ocorrer várias coisas .. e assim aconteceu INSPIRAÇÃO de começar este BLOG ! Isso porque eu li uma matéria , não me recordo em qual revista neste momento , mas era uma revista local .. A matéria era sobre Marcos Vinícius Resende Gonçalves, MARKITO como era conhecido. Uma figura iluminada da Moda no Brasil. Nascido em Uberaba, Minas Gerais, em 1952, com apenas 12 anos já desenhava vestidos e fantasias para uma escola de samba de sua cidade natal. Aos 18 anos Markito aportou em São Paulo, indo trabalhar no ateliê de costura de uma butique, mas firmemente determinado a implantar seu próprio negócio.
Em 1982, com apenas 30 anos, Markito já produzia e vendia mensalmente 300 vestidos de alta-costura, empregando 150 funcionários. Era fascinado pelas divas hollywoodianas como Marilyn Monroe e Rita Hayworth, e nelas se inspirava para criar suas roupas, sempre valorizando os atributos femininos.
Decotes e fendas ousavam em novas dimensões: aprofundavam-se até onde permitia a estética e o decoro, evitando, sempre, cair na vulgaridade. Brilho era o trunfo principal de seus vestidos shows, alegres, inconseqüentes, felizes em viver intensamente, ainda que apenas, por uma única noite, uma emocionante aventura nas discotecas da época.
Suas clientes – uma nova e jovem elite que surgia na sociedade brasileira – amavam os esplendorosos modelitos que tão bem interpretavam o espírito dos tempos.
Empenhado em criar uma moda festa na qual o colorido e o brilho valorizavam a modelagem, Markito revelava o lado mais glamouroso da jovem mulher, vestindo-a para agradar – e conquistar – seu homem.
Entre outras vestiu, Simone, Sonia Braga, Gal Costa, Vanusa, Christiane Torloni, Marília Pêra, e no cenário internacional teve como clientes Diane Ross, Grace Jones, Bianca Jaegger. Criou figurinos para o filme “Rio Babilônia” do cineasta Neville D’ Almeida, que enalteceu o figurinista comentando que a arte e o talento de Markito acrescentavam muito à produção. Para cena final do filme, ambientada em uma festa, Markito elaborou 150 vestidos, provando sua inesgotável criatividade.
As roupas de Markito podiam ser encontradas na loja Henri Bendel’s em Nova York e na Fiorucci, em São Paulo, a partir de 1882. Markito conseguiu impor um gênero de traje para festa diferente de tudo que se fazia até então, colocando glamour e “joie de vivre” acima de qualquer outra qualidade.
Infelizmente, Markito veio à falescer em 1984 , em Nova York, onde estava à procura de tratamento para o HIV, tornando-se o primeiro nome famoso do Brasil a ser vítima da AIDS .
Nenhum comentário:
Postar um comentário